Ações do Programa

GelecO Grupo de Estudos da Linguagem no Ensino de Ciências é um Programa de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que se propõe a articular os conhecimentos, desenvolvidos em âmbito acadêmico, sobre o funcionamento da Linguagem no Ensino de Ciências, com aqueles gerados na sala de aula da Educação Básica.

As atividades do GELEC serão complementadas por um Workshop que contará com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Química, docentes da UDESC, palestrantes convidados e professores da Educação Básica, com a finalidade de promover o intercâmbio entre a universidade e a escola. Para isso conta com as três ações a seguir:

  • Projeto Ciclo de Debates do Ensino de Ciências: encontros de leitura e discussão, seminários mensais sobre Avaliação, Analogias e estratégias de ensino fundamentadas na linguagem e um Curso de Formação Continuada, ofertada à distância para professores em exercício na Educação Básica.

Coordenador: Moisés da Silva Lara

  • Projeto Avaliação e Linguagem: encontros para debates sobre o Processo Avaliativo e também ofertará uma disciplina de formação continuada à distância, buscando promover ações de formação coletiva.

          Coordenadora: Nicole Glock Maceno

Bolsista: Juliana Kmieck

  • Projeto Portal da Química: atua como elo de integração entre as disciplinas do curso de Licenciatura em Química, as disciplinas de formação continuada e as demais ações do Programa. Seu objetivo é divulgar as atividades desenvolvidas, bem como os produtos gerados, como videoaulas de química e propostas de atividades, com ação direta na sala de aula da Educação Básica.

          Coordenador: Moisés da Silva Lara

          Colaboradora: Carla Dalmolin

          Bolsista: Júlia Azevedo