Bingo Químico- Nomenclatura e Compostos Iônicos

Colaboração: Mayara Reinert, Amanda Magagnin e Luíza Arceno.

Conteúdos abordados: Compostos iônicos e sua nomenclatura.

Objetivo: Auxiliar o estudante no aprendizado de nomenclatura dos compostos iônicos de modo interativo e dinâmico.

Regras/ como aplicar:

Número de Participantes: 2 jogadores.

De acordo com Chang (2006) nomenclatura dos compostos iônicos: O nome dos compostos iônicos é formado pelo nome do ânion seguido pela preposição “de” e o nome do cátion sem a palavra íon. Adiciona-se o número de oxidação do cátion mais de uma carga é possível. Se o cátion vem de um elemento que só existe em um estado de carga, o número de oxidação é omitido.

Alguns compostos iônicos formam cristais que incorporam uma proporção definida de moléculas de água, além de íons do próprio composto. Esses compostos são então chamados de hidratos.

Quando acontece de um composto perder a água de hidratação, usa-se a palavra anidro.

Atualmente, o professor de química sente certas dificuldades para ensinar e fazer com que o estudante realmente compreenda o assunto nomenclatura de compostos iônicos

Composto por 8 fichas de papel com os determinados compostos iônicos, uma ficha de papel com todas as respostas e 25 respostas em EVA

[1] Espuma vinílica acetinada

jogoquimica10

O Bingo Químico: Nomenclatura dos Compostos Iônicos é muito semelhante aos bingos tradicionais conhecidos. A troca de números por compostos iônicos é a diferença do jogo. Aos estudantes deve ser entregue as cartelas do bingo, que possuem diversas fórmulas de compostos. Uma pessoa, que nesse caso é o professor, deve cantar as peças sorteadas de dentro de um envelope. Ao ouvir o nome do composto iônico mencionado pelo professor, os estudantes devem relacionar com a fórmula correta do mesmo marcando-o em sua cartela. Aquele que conseguir marcar por primeiro uma linha horizontal, vertical ou diagonal da sua cartela vence o jogo. Cabe ao professor/organizador elaborar as premiações.

Referência:

SANTANA, E.M. O Ensino de Química através de Jogos e atividades lúdicas baseados na teoria motivacional de Maslow. Ilhéus (Bahia), 2006, 62p. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação) -Área de concentração: Ensino de Química, Colegiado do Curso de Licenciatura em Química, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas- Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Edson José Wartha.