Boliche Químico

Colaboração: Josiane Souza

Conteúdos abordados: Tabela periódica e seus grupos.

Objetivo: Relacionar as cores dos cones com os grupos da tabela periódica, de forma que a cada cone derrubado, deve-se falar sobre mais algum elemento do mesmo grupo.

Regras/ como aplicar:

Número de Participantes: 2 jogadores

O jogo é composto por 28 cones coloridos e uma bolinha. Cada grupo da tabela periódica é representado por uma cor distinta: rosa escuro (metais alcalinos), rosa claro (metais alcalinos terrosos), verde (família do boro), azul claro com azul escuro (família do carbono), azul (calcogênios), amarelo (halogênios), amarelo com quadradinho rosa (gases nobres), verde com listras rosa (família do nitrogênio), azul com listras amarelas (metais de transição), coloridos (peças bônus).

O funcionamento do jogo é semelhante ao boliche: o participante deverá lançar a bola e acertar os cones. Cada cone tem uma pontuação conforme sua cor e, portanto, os cones com cores iguais devem ser misturados.

Pontuação:

Famílias referentes a metais alcalinos, metais alcalino terrosos, família do boro, família do carbono, família do nitrogênio, calcogênios, halogênios.

Pontuação medida pelo valor do número atômico.

Metais de transição: vale metade do valor do número atômico.

Peças bônus:  – subtrai 20 pontos

– Multiplica a pontuação por 2

– Soma 30 pontos

Caso o participante consiga derrubar todos os elementos de uma determinada família, a pontuação é diferenciada:

2 a 3 famílias – 100 pontos

4 a 5 famílias – 200 pontos

6 famílias ou mais: 300 pontos

IMPORTANTE: Como as famílias não estão completas o participante só ganhará os pontos se falar corretamente o nome de outro elemento da família que o cone derrubado pertence, o qual não esteja presente no jogo.

jogoquimica9