Grude da Química

Colaboração: André Merkle, Rafaela Vicente, Thais Hardt.

Conteúdos abordados: Moléculas orgânicas.

Objetivo: Identificar moléculas orgânicas.

Regras/ como aplicar:

Número de Participantes: Não há limite de participantes, no entanto, eles devem possuir conhecimentos na área de química orgânica.

No ensino médio o professor tem dificuldade para ensinar química orgânica para os estudantes, por este motivo, o Grude da Química é um jogo que faz com que os estudantes interajam entre si e discutam seus pensamentos na montagem das moléculas orgânicas com os mais diferentes radicais e funções.É formado por uma placa de metal e uma caixa com ímãs com os átomos para a formação das moléculas.

A nomenclatura de um composto orgânico será retirada de uma caixa pelo responsável da atividade. Duas equipes devem ser formadas e terão disponíveis ímãs com átomos de hidrogênio, carbono, nitrogênio, oxigênio e átomos do grupo dos halogênios. Além desses, há ímãs correspondentes às  ligações químicas. As duas equipes deverão utilizá-los para montar a fórmula estrutural do composto sorteado. A equipe adversária não poderá ver o composto sendo montado e nem saber o composto antes da sua vez de montar. Ganhará a equipe que no final obtiver mais pontos.

Não são permitidas consultas em livros, cadernos ou qualquer outro meio informativo. Cada equipe tem a chance de errar uma vez por rodada. Caso o instrutor seja chamado e a fórmula esteja incorreta, a equipe terá a chance de tentar encontrar o erro e consertá-lo. Caso erre uma segunda vez, perdem a chance de tentar novamente.

Pontuação:

3 pontos – Acerto na primeira chance da rodada

1 ponto – Acerto na segunda chance da rodada

0 ponto – Resposta errada

Sugestão de Aplicação: Pode ser aplicado durante as aulas de isomeria, de forma que os alunos tentem montar várias estruturas na placa de metal com a fórmula química designada pelo professor. Lembrando que para a aplicação de qualquer jogo deve ser problematizado ou ser aplicado de forma que contribua positivamente para a aprendizagem e não para a memorização.

jogoquimica12