Grupo de Debates sobre Linguagem no Ensino de Ciências e Palestras Desenvolvidas

O programa do Grupo de Estudos da Linguagem no Ensino de Ciências (GELEC) se propõe a articular os conhecimentos desenvolvidos no âmbito acadêmico, sobre o funcionamento da Linguagem no Processo Avaliativo e no Ensino de Ciências.

Entre as atividades destacam-se o “Ciclo de Debates do Ensino de Ciências”. Este consiste em Encontros de Leitura e Discussão, Seminários Mensais e Curso de Formação Continuada que é ofertado na modalidade à distância para o Estado de Santa Catarina e contempla professores de Ciências, Química, Física e Biologia, em exercício na Educação Básica. O Ciclo de Debates se propõe a debater as concepções de ensino e o impacto destas na aprendizagem dos estudantes.

Em 2016 registramos algumas das atividades desenvolvidas, entre as quais foram realizados um Colóquio, Palestras e Encontros. Abaixo segue algumas dessas realizações.

  • Palestra: “Contribuições da Perspectiva Bakhtiniana da Linguagem para o Ensino de Ciências”. Realizada em 09 de maio de 2016, pelo professor Moisés da Silva Lara, da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC.
  • Palestra: “Epistemologia de Maturana”. Realizada em 09 de setembro de 2016 por Thiago Alex Dreveck da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC.
  • Palestra: “A Linguagem no Ensino de Ciências”, realizada em 29 de setembro de 2016. Ministrada por Adjane Costa Tourinho e Silva da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Foto palestrante Adjane

O Ciclo de Debates sobre a Linguagem no Ensino de Ciências ocorreu em encontros quinzenais e foram coordenados por Moisés Lara. A sua duração foi de março a dezembro de 2016. Participaram os professores da Educação Básica, licenciandos, pós-graduandos, docentes do Ensino Superior.

  •  Encontro do Ciclo de Debates: “A Terapia Wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos fundamentais do Campo Educacional”. Realizada em 27 de outubro de 2016. Realizada pelo professor Ivo Fernando da Costa.

O Colóquio do grupo GELEC sobre “Linguagem no Ensino de Ciências” ocorreu no dia 17 de novembro e contou com duas palestras, entre as quais:

 “A Filosofia de Wittgenstein e o Ensino de Ciências”, proferida pelo Prof. Dr. Jackson Gois da Silva (UNESP).

Foto palestrante Jackson

“As Abordagens Comunicativas nas Aulas de Ciências: A análise dos pontos de transição”, proferida pela Profª Drª Ana Carolina Araújo da Silva (UFSC).

Foto palestrante Ana Carolina