Potássio

Tabela com propriedades atômicas:

Número atômico 19
Massa atômica 39,1g/mol
Grupo à qual pertence 1 A
Ponto de fusão 62,3ºC
Ponto de ebulição 760ºC
Configuração eletrônica 4s1
Estados de oxidação K+
Classificação Metal alcalino

 

O potássio é um elemento químico do grupo dos metais alcalinos denominado e isolado por Davy pela primeira vez em 1807 a partir da eletrólise do hidróxido fundido. Potássio é um metal muito abundante como constituinte de rochas ígneas (feldspato) e encontra-se também em vários minérios tendo inclusive importantes jazidas deste metal no Brasil. São conhecidos 8 isótopos deste elemento.

Seu símbolo é proveniente do seu nome grego Kalium, que se referia à sua base KOH. É um metal representativo que possui grande caráter eletropositivo o que lhe confere uma grande tendência a dor elétrons para formar uma ligação química.

O elemento potássio é indispensável ao crescimento das plantas, causa de seu emprego na agricultura como fertilizante. A produção mundial de adubos potássicos, em termos de K2O, foi cerca de 7 milhões de toneladas em 1960. O metal pouco utilizado de coloração branco-prateada (figura 1) pode ser preparado através da eletrolise ígnea de um  halogeneto fundido. Assim como o metal sódio, o metal potássio também é altamente reativo com água e tem uma grande tendência a oxidação quando exposto ao ar, potássio é um metal bastante maleável e leve.

potassio

Figura 1.Potássio metálico

Uma das características importantes do grupo dos metais alcalinos é a semelhança das propriedades químicas dos seus elementos e apesar disso existem também diferenças, e a sutileza de algumas dessas diferenças é a base da propriedade ais sutil da matéria; a consciência. Nosso pensamento que baseia na transmissões de sinais pelos neurônios, é produzido pela ação combinada de íons de sódio e  potássio e suas migração cuidadosamente regulada através das membranas. Dessa forma até mesmo para aprender sobre o sódio e o potássio precisaremos usa-los em nosso cérebro.

Os compostos de potássio são muito mais caros que os compostos de sódio correspondentes, mas em muitas aplicações suas vantagens superam os preços.  O nitrato de potássio libera oxigênio quando aquecido na seguinte reação ;

e é usado para faciçitar a ignição dos fósforos. Ele é menos higroscópicos (absorventes de água ) do que os compostos de sódio correspondentes, porque K+ é maior e menos fortemente hidratado pelas moléculas de .

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

  • Atkins P. W., Jones L., Bookman, Principios De Química- Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente 3º ed.
  • Carraro F. L., Dicionário de Química Enciclopédia do Curso Secundário, Editora Globo