Soletrando Br-As-I-L com os Símbolos Químicos

jogoquimica8

Colaboração: Josiane de Souza

Conteúdos abordados: Representação dos símbolos dos elementos químicos da tabela periódica.

Objetivo: Relacionar os nomes dos estados brasileiros com os elementos da tabela periódica, utilizando para isso seus respectivos símbolos.

Como aplicar:

Número de participantes: Este jogo pode ser disputado individualmente ou em equipes.

O jogo é composto por um mapa adaptado do Brasil (extraído do site) e 27 fichas com o nome de cada estado do Brasil e do distrito federal, sendo que cada região é representada por uma cor diferente: branco (Distrito Federal); verde (correspondente à Região Sul); azul (Região Centro-Oeste); rosa (Região Sudeste); bege (Região Nordeste); amarelo (Região Norte).

Cada jogador ou equipe retira uma ficha da caixa na sua vez e revela qual estado sorteou. Em seguida, ele escreve no mapa os elementos necessários para escrever o nome do estado, podendo para isso consultar a tabela periódica. A partir do momento que o jogador tira a peça e fala qual é o seu estado, cronometra-se o tempo que o jogador ou equipe demorou pra escrever corretamente os elementos.  Logo após, outro jogador ou equipe retira outro envelope e joga da mesma forma. A cada rodada, vê-se qual jogador ou equipe foi mais rápido e esse ganhará 20 pontos. O vencedor será aquele que ao final das 27 fichas obtiver a maior quantidade de pontos.

Obs: É necessária a utilização de um cronômetro.